Select Page

No Brasil, a disseminação de cartões com chip e com desbloqueio por senha tornaram as clonagens praticamente inexistentes no país. No entanto, por conta dos avanços tecnológicos, atualmente, a maioria dos golpes feitos em cartões acontece pelo meio virtual, através da utilização dos dados que o dono do cartão possui online.

 Basta que o fraudador encontre esses dados para fazer negócios no nome de outra pessoa. A mudança no perfil de fraude alterou a forma como os golpes são aplicados: o valor da transação é bem pequeno inicialmente para a ação passar despercebida e o fraudador conseguir testar a validade e o limite do cartão. Em seguida, ele começa a efetuar compras de valores cada vez mais altos, que serão assumidos completamente pelo emissor do cartão.

Resultado de imagem para maquininha de cartão conciliar

 Para que situações como essas sejam evitadas, as empresas de cartões de crédito e débito adotaram novos mecanismos de controle e segurança. Por exemplo: entrar em contato com o titular do cartão caso uma operação fuja do seu perfil de compra, enviar torpedos para confirmar cada transação efetuada, como também exigir o cadastro do consumidor no sistema de biometria para que haja a validação das suas compras.

 As fraudes não afetam apenas o emissor do cartão, prejudicam da mesma forma os lojistas que utilizam maquinetas para vender a maioria de seus produtos. Muitos não se dão ao trabalho de conciliar e monitorar suas vendas e, no final do mês, se surpreendem com o valor creditado ou debitado em suas contas.

 Então, para reforçar a segurança nesse sentido, foi desenvolvido um sistema antifraude, o Conciliador COMTEX. Esse sistema é capaz de monitorar as vendas feitas em máquinas de cartão, assim, caso alguma divergência seja detectada, sua correção será feita automaticamente. O Conciliador é um investimento feito por lojistas, reduz o tempo de conferência dos extratos e também corrige erros e fraudes. Assim, o empreendedor pode se dedicar apenas em vender, sem a preocupação constante de estar perdendo parte da sua renda. Não há exemplo melhor para demonstrar as duas facetas da tecnologia que um sistema tecnológico como esse para reverter um golpe também criado na era digital.

<\div>