Select Page

A empresa chinesa WinSun inovou em 2015 e se tornou a pioneira da construção do primeiro prédio do mundo elaborado em uma impressora 3D. Todas as peças foram feitas em uma impressora de grande porte, já que a estrutura foi feita para a montagem de um edifício de cinco andares com apartamentos.

Resultado de imagem para primeiro prédio construído por uma impressora 3d

Isso nos mostra que novas soluções estão sendo traçadas pela tecnologia e fazem parte do nosso cotidiano. Construir um edifício dessa maneira tem vantagens em relação a uma obra ‘’convencional’’: a utilização de materiais reciclados na preparação da massa, uma substância incrementada para funcionar como um endurecedor especial, permitindo a maior acessibilidade da matéria – prima, montagem 70% mais rápida e, consequentemente, o custo de construção civil mais barato.

Além de considerar a questão financeira, a empresa também pensou no visual como um fator relevante da proposta. O edifício é inovador em diversos aspectos, mas nem por isso deixa de ser montado e decorado como conhecemos. Isso mostra que o prédio, apesar de ter sido montado com peças 3D, disponibiliza das mesmas características e qualidades de um lar considerado tradicional, podendo se tornar o novo convencional do mundo moderno.