Select Page

 

A internet 5G é a próxima evolução do 4G LTE sem fio, que é usado hoje, principalmente para redes móveis sem fio, em tablets, smartphones e etc. O 5G oferecerá uma comunicação sem fio incrivelmente rápida que pode ser usada para uma série de aplicações fora das redes móveis, uma das quais é a internet via cabo.

No Mobile World Congress deste ano, a Samsung apresentou seus 5G Home Routers, que alcançaram velocidades de até 4 gigabits por segundo (Gbps), de acordo com o PCMag . Isso é 500 mega bytes por segundo, o que pode permitir que você baixe um jogo de 50GB em menos de dois minutos, ou um filme de 100GB 4K em menos de quatro minutos.

Para lhe dar uma ideia de quão rápido é isso, a velocidade média da internet nos EUA (bem mais rápida do que no Brasil) em 2016 foi de 55 mega bits por segundo, ou seja, 6,5 mega bytes por segundo..

As velocidades da Internet Gigabit não são novas, mas são extremamente raras. Há apenas um punhado de ISPs que oferecem Internet Gigabit em apenas algumas partes dos EUA, em grande parte porque é incrivelmente caro estabelecer infra-estrutura. Se trata de cavar estradas para instalar vários quilômetros de cabos de fibra óptica e ter que conectá-los ao seu endereço específico.

 

Foto: reprodução

 

A parte boa dos extensos quilômetros de rede sem fio é que os ISPs não precisam construir infra-estrutura dispendiosa para fornecer essas velocidades insanas e rápidas. Em vez disso, seu serviço de internet será entregue sem fio pelo ar, bem como a sua rede móvel para os smatphones.

O “roteador doméstico” 5G da Samsung usará uma antena instalada fora de uma das janelas da de casa, que estará conectada a um roteador WiFi. Essa antena vai pegar um dos sinais sem fio de “onda milimétrica” ​​do 5G que são transmitidos por torres de onda milimétricas.

Ainda não se sabe quando esse tipo de tecnologia estará à venda, mas é esperado que inicialmente sejam vendidos nos EUA, no ano de 2020.

Não há indicação de quanto custará esses roteadores e outros equipamentos, nem o custo dos planos da internet também.