Select Page

O mundo está em constante atualização. A tecnologia vem superando expectativas e deixando muitas pessoas de boca aberta. A tendência é que toda essa evolução cresça cada vez mais e com mais rapidez. Para acompanharmos toda essa explosão tecnológica, devemos nos aprimorar e abraçar essa nova era.

Com as profissões não seria diferente. Muitas delas estão sendo extintas na atualidade, em contrapartida, várias outras estão crescendo e se adaptando a necessidade do mundo contemporâneo. Conheça algumas das profissões do amanhã:

Gestor de Comunidades Digitais:

O “Community Manager”, é responsável pela comunicação e manutenção de uma determinada comunidade de pessoas que se relaciona diretamente com a empresa. Ter uma boa comunicação com os clientes é fundamental, não há dúvidas. Mas, além da comunicação direta, o profissional ainda é responsável pelo gerenciamento de blogs, fóruns, além de identificar as oportunidades de negócio para a empresa. O cargo promete ter mais destaque nos próximos anos.

Gestor de Resíduos

Já existem empresas especializadas em consultoria e assessoria ambiental, engenharia sanitária e na área de segurança e saúde ocupacional. A produção e o descarte adequado do lixo, alinhados às políticas de governança que obrigam mudanças por parte da indústria, ganham foco cada vez maior da mídia e da opinião pública. Por isso, aumenta a demanda por esse tipo de profissional, capaz de gerenciar o direcionamento correto dos resíduos, transformando o lixo em fonte de renda.

Gestor de Qualidade de Vida:

Mapear problemas de saúde que os colaboradores possam desenvolver e melhorar as condições do ambiente de trabalho – promovendo a busca pelo equilíbrio entre a vida particular e a vida profissional – são funções do gestor de Qualidade de Vida. A área de Recursos Humanos já se atém ao tema, mas, no futuro, haverá mais investimento nesse setor por parte das empresas. Esse tipo de gestão também inclui profissionais de Saúde que analisam os dados de rotina pessoal do paciente, para que este tenha um melhor estilo de vida. O aumento da expectativa de vida do brasileiro é um dos fatores que contribuem para maior demanda de serviços de saúde. O bem-estar do idoso é um dos destaques, assim como especializações ligadas à enfermagem, odontologia, prótese e ortopedia.

Especialista em Desintoxicação Digital:

Parece surreal, mas não é. Já existem muitos especialistas em “desconectar” pessoas viciadas na era digital. Deixar de lado o smartphone, as redes sociais e até mesmo o antigo e-mail é uma tarefa muito difícil para alguns internautas. A tendência é que os especialistas em desintoxicação digital sejam cada vez mais procurados pela sociedade.

Bioinformationists:

Cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.

Gestor de Ecorrelações:

Sustentabilidade é a palavra de ordem para esse tipo de profissional. O ramo de Ecorrelações é uma ótima oportunidade de trabalho para quem reúne conhecimento técnico (Engenharia Ambiental), de legislação (Direito Ambiental) e também atua no campo da Comunicação. Área cada dia em mais evidência, pela conscientização sobre sua importância e pelas crescentes exigências legais na responsabilidade ambiental das empresas.

Gestor de Big Data:

Dois perfis caracterizam a divisão de tarefas dos responsáveis pelo funcionamento de um projeto de big data: o primeiro é o Administrador de Banco de Dados (ou DBA); o segundo, é o “Estatístico”. Cada dia mais as instituições estão buscando maneiras de lidar com o volume de informações. Para isso, o profissional de Big Data deve identificar e analisar informações, além de entende-las, para direciona-las para diferentes departamentos da empresa.

 

 

leia também Alexandre amaral de Moura