Select Page

Neste artigo falamos sobre “carros” do futuro. Automóveis que são capazes de percorrer sem o auxílio de um motorista. Embora essa tecnologia já estar sendo testada e aprimorada há anos em algumas cidades nos Estados Unidos, ainda não há previsão de comércio para esses veículos. No entanto, algumas empresas já implantaram tecnologias significativas em seus novos modelos.

No mês passado, a Mercedes Benz anunciou que todos os seus modelos terão versões elétricas e hidráulicas até 2022. Acesse a matéria completa clicando aqui.

Neste mês, a Mitsubishi anunciou que irá apresentar, durante o Tokyo Motor Show, o seu conceito “e-Evolution”. Foram publicados dois teasers da tecnologia de inteligência artificial – que servirá para, entre outras coisas, melhorar as capacidades de direção do motorista.

A ideia é bem parecida com a dos carros autônomos. O sistema é composto por sensores, que compara as condições de pista e de tráfego com a forma como o condutor está dirigindo. Após a análise, o sistema sugere – através de mensagens de voz – mudanças na direção, optando pela opção mais rápida ou segura, por exemplo. Todo o processo é realizado como parte de um programa de treino personalizado feito através da inteligência artificial.

 

 

O novo recurso, segundo a própria Mitsubishi, também vem com um recurso que ouve os demais passageiros do automóvel para aprender sobre eles, analisando falas e comportamentos, para então conhece-los e oferecer um serviço melhor, atendendo a todos os gostos e necessidades. Incrível, não?!

As surpresas não param por aí. Junto do e-Evolution ainda vem um drone que interage com o veículo. O aparelho é utilizado para chegar as condições de tráfego e também fornece algumas imagens dos arredores do veículo. Como o nome sugere, o conceito será elétrico e terá três motores.

As novidades estão marcadas para 25 de outubro, quando a empresa fará sua apresentação no “Tokyo Motor Show 2017“.