Select Page

Jack Levy, professor emérito da City University London – Inglaterra, desenvolveu o que até então, só havíamos visto nos filmes de Harry Potter: escadas rolantes curvas. A escada é livre de formas o que a possibilita de fazer curvas.

O mecanismo funciona de forma contínua, sendo um conjunto de esteiras e motores que monitoram os dois lados da escada, gerando mais eficiência energética e custos de manutenção mais baixos.

Levy batizou a invenção de Levytator, junção da palavra levitate (levitar) com seu sobrenome. Sendo ele, o projeto promete ser a solução dos arquitetos, que podem planejar hotéis, aeroportos, museus parques temáticos e até edifícios comerciais com a noda escada.

“Como se pode carregar o dobro de pessoas do que na escada rolante tradicional, mas a um preço similar, também será um atrativo financeiro “, declarou Levy. A tecnologia já foi patenteada no Reino Unido, na Europa, nos EUA e na China.

 

Também pensando nas escadas rolantes comerciais, a LG divulgou um equipamento para escadas rolantes que limpa e desinfeta corrimões sem auxílio de humanos.

Acoplado na base da entrada do corrimão, o dispositivo pode eliminar 99,99% dos germes através de um processo conhecido como irradiação germicida ultravioleta (UVGI). De acordo com a própria LG, esse tipo de projeto de limpeza de escadas rolantes, é o primeiro do mundo.

A LG informou que o aparelho pode ser facilmente instalado em escadas rolantes e gera energia por conta própria, convertendo o movimento do corrimão da escada rolante em eletricidade. Além disso, a lâmpada de esterilização pode durar até 10.000 horas.

O equipamento teve aprovação União Europeia e da Coréia do Sul, embora não tenha um preço de custo divulgado.