Select Page

 

No Amapá, está acontecendo o cadastramento da biometria facial de ônibus, que prevê o fim de fraudes com benefício de passe livre e meia passagem, que são destinados apenas a estudantes, com cartões intransferíveis.

O sistema antifraude de biometria foi estipulado pela lei estadual 7123/2015, que autoriza as concessionárias ou permissionárias de transporte público a utilizar o equipamento em seus automóveis, para evitar que os cartões sejam usados por outras pessoas.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) que está realizando os cadastros desde julho, prorrogou o prazo para até 6 de setembro desse ano.

De acordo com o diretor da SETAP, Artur Sotão, ainda faltam 5 mil cadastros a serem feitos em Macapá. O cadastramento está sendo feito no Amapá Garden Shopping até de 31/08, de 10h a 18h e na sede do Setap, até dia 06/09, 8h a 17h. É necessário levar o cartão de passagem e identidade.

Cerca de 248 ônibus urbanos já tiveram seus equipamentos de biometria instalados.

 

“A biometria é uma forma de moralizar o sistema e acabar com a fraude. O cartão é pessoal, e não coletivo. Inclusive, já bloqueamos vários cartões por uso indevido através do reconhecimento facial que já está em funcionamento”, relatou Sotão.

Já para os idosos, um projeto diferente: será feito o cadastro de biometria, que iniciará em outubro.

“Novamente, a população está deixando para última hora. A pessoa deve procurar o Setap. O processo não demora. Para gente, quem não quer fazer é porque pretende tentar fraudar o sistema e isso não vai funcionar”, concluiu Artur.

Outras cidades e municípios como Rio de Janeiro, Niterói-RJ, Fortaleza-CE, Vitória-ES, Florianópolis-SC, já utilizam a tecnologia de biometria facial. Em algumas cidades, como Petrópolis-RJ, algumas linhas de ônibus já tiveram os equipamentos de reconhecimento instalados, mas ainda não estão em funcionamento.

A RioCad TI, que desenvolveu o projeto do sistema antifraude, recebeu certificado internacional de reconhecimento de excelência em inovação tecnológica para o setor de transporte, no dia 27/10/2016 que ocorreu durante o Symposium/ITxpo em SP.