Select Page

O Museu Thyssen-Bornemisza, em Madri, conhecido por sua rica variedade de obras, passará seu sistema de segurança de videomonitoramento analógico para sistema de tecnologia IP.

A Boch está criando para o museu, um sistema de segurança integrado que permite receber e monitorar todos os alarmes de forma centralizada. Esse sistema vai substituir o antigo, utilizando equipamentos existentes por novas câmeras panorâmicas IP para monitorar as salas de exibição do museu.

O sistema ainda vai fazer gravações, armazenar imagens e análise de vídeos.  A instalação de segurança completa é gerenciada pelo Sistema de Videomonitoramento Bosch (BVMS).

Para a sala de exibição, os responsáveis do museu escolheram as câmeras panorâmicas IP Bosch, equipadas com lentes “olho de peixe”, que proporcionam visão de 180º a 360º, possibilitando visão total das obras, sem perder nenhum detalhe.
A câmera transforma a imagem circular em retangular, sem distorções e em alta resolução, graças ao sensor de 12 megapixels. As câmeras também possuem o recurso embarcado de Análise de Vídeo Inteligente (IVA), para verificação contínua de todas as imagens. Se um cenário pré-definido é identificado, elas disparam o alarme.

Há como predefinir um perímetro em torno de uma obra de arte, criando uma barreira de proteção virtual e invisível. Esse recurso é chamado de “modo museu”. Essa opção de segurança avisa a central de controle operacional se alguém tentar tocar ou pegar alguma peça, sendo mais eficiente contra roubos.

Também foi desenvolvido um sistema próprio para salas com pouca iluminação. As câmeras chamadas Bosch IP 6000 com a tecnologia starlight, foram especialmente desenvolvidas para ambientes escuros. As câmeras conseguem captar imagens de boa qualidade e com cor, mesmo com a falta de luz.

O gerente de segurança do museu, Miguel Ángel Molina, espera adicionar ainda mais tecnologias e inovação para a segurança e proteção nos próximos meses. “Como o sistema de vídeo está equipado com uma solução de gravação redundante iSCSI, o sistema continua operando mesmo que algum dos gravadores pare de funcionar temporariamente. Com esta nova configuração, o principal benefício é o sistema de backup para as nossas gravações, que oferece segurança confiável e eficiente”, relatou Miguel.