Select Page

A empresa SICE implantará um sistema de prioridade semafórica para o transporte público na cidade de Santander

Os trabalhos fazem parte do Projeto de Construção das Infraestruturas para a implantação do METRO TUS, sistema de ônibus de alto nível de serviço em Santander.
TESINGER, uma empresa do Grupo Perteo, encomendou para a SICE a instalação de seu Sistema de Priorização e Geo-localização “RBG1402-I2V” o qual permitirá dar prioridade ao transporte público na cidade de Santander.
O sistema da SICE é uma solução integral que permite uma comunicação sem fio inteligente, entre veículos prioritários e elementos de regulação semafórica, com o objetivo de conseguir uma otimização da circulação dos referidos veículos.
O objetivo principal deste sistema de priorização semafórica consiste em reduzir no transporte público o tempo perdido com as demoras ocorridas devido ao congestionamento do tráfego nas intersecções controladas por semáforos, de forma que seja reduzida a duração das viagens e melhore a velocidade comercial do serviço de transporte público.
O sistema da SICE permite, mediante um sistema de geo-localização GPS dos ônibus municipais, detectar a localização exata dos mesmos para que, quando estejam próximos a um semáforo a ponto de ficar em vermelho, o sistema atue e prolongue a fase verde do semáforo permitindo a passagem do ônibus. Seguindo este modelo, ao longo do eixo principal vão ser priorizados 17 semáforos.
O sistema é composto de dois dispositivos:− Um deles embarcado, encarregado de geo-localizar o veiculo e enviar uma demanda de passagem ao mesmo tempo que informa sobre o movimento do veículo;− E outro dispositivo instalado no equipamento controlador semafórico, que gerencia a informação recebida e estabelece as estratégias de prioridade definidas em sua programação.
Além disso, em três semáforos será implantado como complemento um sistema de ‘salto de fila” que facilita a incorporação dos ônibus à faixa exclusiva de ônibus desde uma faixa convencional.
O contrato também inclui a instalação de novas passagens de pedestres com semáforos nas ruas Alcalde Vega Lamera e na Avenida de Valdecilla.
Tanto para o sistema de priorização como para os novos semáforos, serão utilizados o controlador semafórico MFU3000 da SICE, que permite una total versatilidade: oferece níveis de prioridade diferentes, podendo ser imediata o flexível em função do veículo que chega na interseção ou da política de mobilidade o município deseja aplicar.