Select Page

O brasileiro Fábio Teixeira conseguiu patrocínio da NASA para um projeto que pode acabar com a fome. Ele, junto com outros palestrantes do Agro Tech Conference reunirão as startups mais inovadoras dentre a indústria do agronegócio.

O projeto da Hypercubes, fundado pelo brasileiro, é voltado para uma rede de satélites que completam uma volta na terra a cada 90 minutos. De acordo com o brasileiro, são feitas análises que permitem olhar para uma plantação e determinar nível de fertilidade do solo, estresse, espécies invasoras, doenças e até nutrientes que estão presentes nas flores das plantas. Esse é um outro nível de informação, que pode levar a produção de comida para o estado da arte.

Enquanto a NASA gasta milhões de dólares no lançamento de um satélite, Teixeira desenvolveu uma tecnologia que permite lançar cada equipamento gastando menos de US$ 300 mil dólares.

Fábio destaca que em 2050 habitarão pelo menos 10 bilhões de pessoas no mundo, o que consequentemente fará com que a necessidade de produzir alimentos seja maior. O projeto pode ajudar nesse quesito.

Além dos benefícios para a agricultura, a Hypercubes pode ajudar a melhorar processos de mineração, controle de água, exploração de óleo e gás. Teixeira relata que além de uma oportunidade de negócios, o projeto pode ser uma solução para problemas que a humanidade pode sofrer nas próximas décadas.