Select Page

Normalmente quando se fala em segurança pública nos noticiários, os números que aparecem são estatísticas negativas. No entanto, durante a Feira ISC Brasil 2017, a Polícia Militar de São Paulo aproveitou para apresentar um de seus veículos blindados com fabricação israelense e também os seus números positivos. Segundo dados da própria PM de São Paulo, em 2016 foram feitas 34,6 milhões de intervenções policiais. Ou seja, mais de uma intervenção por segundo!

E mais: 11 mil armas de fogo foram apreendidas. 90 mil veículos roubados foram recuperados. 139 mil quilos de drogas ilícitas foram apreendidos. Ao todo foram, 38 milhões de chamadas pelo 190. Para gerir isso tudo, é preciso muita tecnologia e sistemas integrados.

O veículo de Choque, batizado de Guardião pelo governo de São Paulo, é uma dessas tecnologias que vem ajudando a melhorar as estatísticas da polícia. O blindado, que teria custado R$ 5 milhões por cada uma das 6 unidades adquiridas, é capaz de barrar tiros de fuzil e tem capacidade para transportar até 22 homens. O veículo está totalmente conectado às centrais de monitoramento. Sua tecnologia é guardada em segredo e não nos permitiram fotografar o painel.